terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Novo Secretário da Sejel anuncia novos projetos

Secretário Saulo Costa ao centro, com os diretores Haroldo Pimentel à esquerda e Simão Bastos.

Com apresentação de projetos ousados, como a construção de um estádio olímpico municipal com capacidade para 20 mil pessoas, o novo titular da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), Saulo Costa, apresentou nesta segunda-feira, 8, a Agenda Mínima de Trabalho para 2010 aos servidores do órgão. “A construção do ginásio e de um estádio olímpico municipal é um sonho, mas não distante, pois todos os grandes projetos de Belém, como a orla da cidade, a Estação das Docas e o Hangar, entre outros, nasceram de um sonho, mas saíram do papel e se tornaram realidade. Por isso, estamos em busca de parcerias e recursos para que até 2011 tenhamos algo concreto para garantir o início da construção do espaço”, disse.
O novo titular da Sejel anunciou, ainda, a realização das “Olímpiadas de Inverno do Ver-o-Peso”, que envolverá os feirantes em disputas pouco convencionais, mas relacionadas às habilidades que desenvolvem no dia a dia, a fim de divulgar nacionalmente o tradicional mercado. “Vamos promover competições entre os feirantes para ver, por exemplo, quem descasca a castanha-do-pará mais rápido, quem tem mais agilidade para despolpar cupuaçu, bacuri, para limpar peixe ou descascar camarão. Isso vai integrar e divertir nossos feirantes”.
Saulo Costa disse, ainda, que vai expandir o projeto 'Ruas de Lazer', levado pela Sejel aos diferentes bairros da capital, com a promoção de um grande circuitão cultural e esportivo que acontecerá uma vez por mês na Aldeia Amazônica Davi Miguel. “Vamos fechar a avenida Pedro Miranda, desde a Doutor Freitas até a Lomas Valentinas, e montar arenas e quadras para a prática de várias modalidades, inclusive esportes radiciais”, informou.

O Circuitão da Aldeia, como está sendo chamado provisoriamente, deve congregar crianças, jovens, adultos e até a melhor idade nos bairros da Pedreira, Marco, Barreiro e Sacramenta, que se ressentem de espaços para o lazer e práticas esportivas.

O novo titular da Sejel também anunciou a revitalização de mais seis espaços públicos, com dotação de equipamentos para a práticas de atividades de esporte e lazer, inclusive o Espaço Mestre 70, no Guamá, que também já tem recursos garantidos por meio de emenda parlamentar. “Além disso, temos recursos garantidos para a construção de mais três academias ao ar livre, na Praça Brasil, João Paulo II e Marquês de Herval, nos mesmos moldes da que foi implantada na 25 de Setembro.

Outro projeto anunciado por Saulo Costa é a construção do complexo aquático na Aldeia Amazônica, que também já tem recursos garantidos e deve ser iniciado ainda este semestre.


Simão Bastos, diretor Geral da Sejel, destacou a importância de elaborar a agenda mínima. “Em 2009 cumprimos mais de 80% das metas estabelecidas para àquele ano. Então, em 2010 teremos muito mais trabalho a fazer para garantir esporte, lazer e cultura para todos em Belém. “Estamos buscando a pactuação com o Governo Federal para projetos como 'Esporte e Lazer na Cidade' (PELC), Segundo Tempo e Vida Saudável, que garantem a promoção do esporte educacional, da arte e da cultura nos bairros”, disse.

Simão também anunciou o fortalecimento da Escola de Esporte, que em 2009 atendeu, diretamente, cinco mil pessoas. “Vamos adquirir novos materiais esportivos e esperamos aumentar o contingente de pessoas beneficiadas diretamente para seis mil em 2010”, disse. E adiantou que a Sejel vem trabalhando para garantir a captação de recursos para a execução do Programa Projovem nas suas duas versões (Urbano e Trabalhador), que em 2010 atendeu mais de 11 mil pessoas.

Texto: Kátia Aguiar - Ascom Sejel
Fotos: Adriano Magalhães
Edição: Comus

Nenhum comentário:

Postar um comentário