terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Prefeitura promove "Dia D" de combate à dengue e ao lixo em Belém


O combate à dengue será intensificado na capital paraense em 2011. A realização de uma grande caminhada, neste sábado (22), será o ponto de partida para alertar a população sobre o combate ao mosquito transmissor. O “Dia D”, como está sendo chamado, marca o início do plano de ação que reunirá todas as secretarias e órgãos municipais. A ideia é mobilizar a população de Belém para o combate a doença. A Prefeitura Municipal de Belém espera reunir cerca de 30 mil pessoas, entre servidores e a comunidade.

O prefeito de Belém, Duciomar Costa, comandará a ação. “É preciso investir no contato direto com o povo. O “Dia D” dará essa oportunidade, de alertar, além de buscar o apoio da sociedade”, explicou. A caminhada terá a concentração na Avenida Almirante Barroso, entre a Júlio César e a Lomas Valentina. A ação contará com a participação de três megatrios, que vão animar o cortejo até a Praça do Operário, no bairro de São Brás.

Os servidores envolvidos estarão identificados com camisas alusivas ao "Dia D". Ao longo da avenida Almirante Barroso, faixas educativas serão colocadas nas grades da ciclovia para chamar a atenção da população que passar pelo local, com um convite de adesão à mobilização.

Para o final do percurso, a PMB prepara grandes atrações para o público, com shows de bandas e artistas regionais que aderiram à campanha. “Vai ser um dia festivo e de conscientização. Precisamos alertar a população que ela faz parte integral dessa luta. A prefeitura vai fazer a parte dela, mas, sem o apoio da sociedade isso não será possível”, garante o prefeito, Duciomar Costa.

A dengue em Belém

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Pará está entre os nove estados com alto risco de dengue. A capital, Belém, em números absolutos, está em primeiro lugar no ranking da doença no estado, chegando ao final 2010 com 2.052 casos confirmados de dengue clássica, dos quais 160 casos tiveram complicações. Outros 81 casos evoluíram para febre hemorrágica da dengue, ou dengue hemorrágica, e cinco pessoas apresentaram síndrome do choque por dengue. No total, 10 óbitos foram registrados por dengue em Belém em 2010, segundo dados do Departamento de Vigilância a Saúde (Devs).

Abes tem bloco da saúde

Mais de 400 agentes do bem estar social (Abes), que trabalham no combate a dengue, estarão presentes na grande mobilização que a Prefeitura de Belém vai promover no próximo sábado. Cerca de dois mil panfletos educativos, adesivos e cartazes com informações sobre a prevenção da doença serão distribuídos pelos técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), durante a caminhada. O bloco da Saúde vai reunir, também, os servidores das 29 unidades de saúde e 47 do Programa Saúde da Família (PSF).

A Sesma realiza ainda, parcerias com outras secretarias em um trabalho educativo para conscientizar a população sobre os riscos da doença. Diariamente, cada Abes realiza de 15 a 20 visitas em residências e áreas abrangentes, abertas nos oito distritos administrativos de Belém, para verificar a presença de larvas do mosquito. Ao detectar focos da doença, os agentes realizam o controle químico com a utilização de fumacê na área, além do trabalho de prevenção e educação. A população também pode solicitar uma visita dos Abes por meio do Disk-Dengue, pelo número 3277-2485.

Lixo também recebe atenção especial da PMB

A caminhada do “Dia D” abordará, também, a questão do lixo em Belém. Existe uma grande preocupação da Prefeitura de Belém em relação ao problema, que vem gerando graves situações em muitos bairros da cidade. A colocação de entulho clandestino nas ruas e calçadas cresceu nos últimos anos, agravando o acúmulo de lixo nas ruas da capital. Para solucionar a questão, a PMB fará uma mega operação de recolhimento do entulho na cidade, com homens e caçambas da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan). Na caminhada de sábado, esse trabalho será amplamente divulgado para alertar a população.

Um dos principais problemas enfrentados pela Sesan, no que diz respeito à limpeza pública, é a descarga clandestina de entulho. Esse material é jogado às margens e dentro dos canais. Apesar do esforço diário dos trabalhadores da secretaria, o problema ocorre em todos os bairros da capital. Até o ano passado, Belém contava com aproximadamente 80 pontos críticos de descarga clandestina. Segundo o Código de Posturas do Município, Belém, a PMB por meio da Sesan, tem a responsabilidade de recolher apenas meio metro cúbico de entulho por morador, o equivalente ao tamanho de uma caixa d’água de 500 litros. Acima disso, e ainda conforme a lei,cabe ao próprio morador, que gerou o resíduo, providenciar a retirada do local.

A secretária municipal de Saneamento, engenheira Pilar Nogueira, acredita que a mobilização de sábado é válida como alerta. “Os moradores jogam entulho às margens dos canais porque sabem que esse material será necessariamente coletado pela Sesan, até porque entulho dentro de canal contribui para a ocorrência de alagamentos”. A secretária diz que a Sesan coleta diariamente os entulhos - há roteiros diurnos e noturnos -, mas pede a colaboração da população, sem a qual esse trabalho nunca será bem sucedido. “É de fundamental importância a colaboração da população nessa grande mobilização, para que, em parceria com o poder público municipal, mantenha acidade limpa", afirma.

Serviço - O “Dia D” além de alertar, busca o apoio da sociedade. Telefone para coleta de entulho 0800-726-1036.

Texto: Gilson Faria
Edição: Comus

Nenhum comentário:

Postar um comentário