segunda-feira, 27 de julho de 2009

Recorde de inscritos na 13ª Travessia Murubira-Farol


A 13ª Edição da Travessia Murubira-Farol, promovida pela Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) em parceria com a Federação Paraense de Desportos Aquáticos (FPDA), bateu recorde de inscritos em 2009. Ao todo, 56 atletas participaram da competição ante os 23 do ano passado.


O atleta da Tuna, Miquéias Cardoso, venceu esta edição da Travessia Murubira-Farol com um tempo de 35’13”. O tempo obtido por Miquéias foi cinco minutos menor que o do campeão da edição 2008 do evento. No feminino, a campeã foi Regina Gomes, de 18 anos, que conclui o percurso em 40’02”.


Para o titular da Sejel, Carlos Cunha, a cada ano a competição está ganhando espaço e se tornando cada vez mais competitiva. “Tivemos atletas de outros municípios, campeões de travessia em longa distância, que vieram especialmente para a prova Murubira-Farol, e isso, demonstra o alto nível da competição”, comentou.


A atleta Gisele Marinho, que veio de Santarém e que já foi bicampeã das travessias no Rio Tapajós e da ilha de Alter-do-Chão, sentiu a diferença da maré forte do Mosqueiro, apesar da prova ter sido realizada no horário de cheia e os atletas terem nadado a favor da maré. “Foi muito importante ter conseguido completar a prova, ano que vem volto para participar e espero melhor resultado, porque vou me preparar para isso”, disse a atleta.


A competição envolveu atletas de 13 a 65 anos. Na categoria acima de 65 anos, o grande vencedor foi Pedro Galvão Lima da Associação Desportiva da Escola Superior de Educação Física (Adesef). A travessia teve cerca de 10 competidores acima de 60 anos. Todos conseguiram completar a prova. O auditor fiscal, Raimundo Valdelírio, de 65 anos, participou pela 2ª vez da prova. “Essa é a minha 3ª competição de longa distância, mas minha especialidade são as provas mais curtas em piscina. Mas avalio como muito importante, a realização de eventos como esses, que estimulam a prática de esporte entre todas as idades”, disse ele, antes da competição.


Outro destaque da natação nacional, que também participou da competição foi Yuri Costa. O jovem de 19 anos foi campeão brasileiro na categoria JR2, na última competição nado livre, realizada em Uberlândia (MG). “O nado de longa distância, não é muito a minha especialidade, mas não poderia deixar de participar da competição, que também é um grande estímulo ao esporte, não somente amador, como profissional”, garantiu.


Sejel faz balanço positivo das férias 2009


Segundo a Agência Distrital do Mosqueiro (Admos), cerca de 300 mil pessoas estiveram na ilha, por final de semana, neste mês de julho. Além da travessia Murubira-Farol, a Sejel trouxe para a abertura das férias, a Corrida do Verão, além de várias modalidades esportivas dos Jogos Abertos de Belém (JABs), como torneio de futebol de praia, vôlei, queimadas, entre outros. Outro grande destaque foram as atividades do “Brinca Belém”, programa que traz de volta as tradicionais ruas de lazer. Na vila, a Sejel também montou dois novos brinquedos radicais, o Gravidade Zero e o Orbital. “São mais duas opções de lazer para o veranista que está em Mosqueiro. O Brinca Belém tem ainda cama elástica, travinha, pintura corporal, jogos de mesa, oficinas de origami e pipa, entre outros”, detalhou a coordenadora de Política de Lazer da Sejel, Gisele Pener.


Texto: Kátia Aguiar – Ascom Sejel
Foto: Felix Neto
Edição: Comus

Nenhum comentário:

Postar um comentário