quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Passeio ciclístico encerra programação do Dia Mundial Sem Carro

Nem a forte chuva que caiu na noite de ontem, 22, conseguiu atrapalhar o passeio ciclístico promovido pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Semma) e de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) em comemoração pelo Dia Mundial Sem Carro. O evento reuniu cerca de 300 ciclistas, que percorreram seis barros da capital. O ponto de partida e chegada dos participantes foi a Aldeia Amazônica, onde também aconteceu o encerramento da programação, com sorteio de bicicletas e animação do Dj Assayag.

O evento contou com o apoio da Companhia de Transportes de Belém (CTBel) e Guarda Municipal, além do patrocínio da loja Yamada e Cerpa. A programação pelo Dia Mundial Sem Carro foi aberta na noite de terça-feira, 21, com uma palestra do cicloativista Mauro Ribeiro, prosseguindo na manhã de quarta com o Primeiro Desafio Intermodal Paraense e encerrando com o passeio ciclístico. Todas as atividades foram elaboradas com o objetivo de estimular a população de Belém a adotar meios de transporte sustentáveis, que sejam menos poluentes e causem menos congestionamento, como a bicicleta.

O diretor geral da Sejel, Simão Bastos, ressaltou a importância da parceria entre as secretarias e avaliou positivamente o evento. “Tivemos a participação efetiva dos ciclistas e queremos cada vez mais criar essa cultura em nossa cidade”, destacou. “Eu acredito que nós conseguimos mostrar que é possível reduzir a utilização de carros e criar o costume de utilizar outros meios de transporte, menos prejudiciais ao meio ambiente”, destacou Roberto Pinheiro, um dos coordenadores da Semma no evento e para quem a educação é a melhor forma de se assegurar uma boa qualidade de vida e menos danos ao meio ambiente.

Entre os ganhadores das bicicletas sorteadas estão Maria do Socorro Costa e Raimundo Santos Nascimento. “Eu fiquei muito feliz mesmo de ser um dos sorteados. Mas esse prêmio não vai ser meu, eu vou presentear a pessoa que mais amo nessa vida, minha mãe, pois ela merece por ser uma guerreira”, disse Raimundo, que se disse surpreso por ter sido escolhido. "Eu vim aqui na Aldeia apenas para ajudar a montar uma das barracas, mas como estava de bicicleta fui convidado por um dos organizadores a participar do passeio ciclístico", contou.

O Dia Mundial Sem Carro é um movimento que começou em algumas cidades da Europa nos últimos anos do século 20, e desde então vem se espalhando pelo mundo. Chegou no Brasil em 2001 e vem crescendo a cada ano que passa. Este foi o segundo ano que a mobilização aconteceu na capital paraense.

Texto: Ana Paula Azevedo- Ascom Semma

Edição: Comus


Nenhum comentário:

Postar um comentário