Vinte e seis crianças, entre 5 e 10 anos, atendidas pela Escola Municipal de Ginástica, projeto da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), através da Coordenadoria de Projetos Especiais, participaram na última sexta-feira, 27, da Copa Paraense Carmen Lilia Faro. O evento que aconteceu no campos III da Universidade do Estado do Pará (UEPA), tem convênio com a Caixa Econômica Federal e Federação Paraense de Ginástica (FEPAGIN).
As alunas da Sejel que concorreram em conjunto e individual, nas modalidades de mãos livres e com aparelhos, como corda e bola, superaram todas as expectativas e ficaram com os primeiro lugares da competição. Na competição em equipe, a Sejel ficou em 1º lugar no conjunto Fraldinha - Mãos livres, no Pré infantil – aparelho corda, ficou com o 1º e com o 3º lugar e com o 4º lugar no Pré infantil – Mãos livres. Na modalidade individual, as meninas da Escola Municipal de Ginástica ficaram em 1º Lugar – Categoria Individual infantil – nível C -Mãos livre, com Reberca Aparecida Machado, 2º Lugar - Categoria Individual Infantil – nível C- Mãos livres, com Emauelle Dias Ribeiro, 3º lugar – Categoria Individual infantil nível C – Mãos livres, com Luciana Maria de Sousa dos Santos, 4º Lugar – Categoria Fraldinha - Mãos livres, com Alana Pacheco Cruz e 4º Lugar – Categoria Individual Infantil- nível C - Mãos livres, com Beratriz Martins da Silva Abreu.
A Sejel funciona como o clube que faz a formação das ginastas até o apoio em eventos nacionais a internacionais. Para a coordenadora de Dança da Sejel, Sônia Almeida, a equipe se superou em todos os momentos. “É sempre uma vitória ver as nossas alunas se destacarem. Eu fico muito feliz de ver que o nosso projeto está dando certo e apesar dos poucos recursos, elas concorreram com escolas particulares e sairam vencedoras”, explica Sônia.
No dia 22 de dezembro, haverá uma apresentação das campeãs no encerramento das atividades da Sejel, na Aldeia Amazônica Davi Miguel, a partir das 18 horas.
A Escola Municipal de Dança oferece a oportunidade da prática de esporte para crianças de bairros periféricos de Belém, onde elas treinam diariamente para participar dos campeonatos e torneios desta modalidade de Ginástica. As alunas que mais se destacam passam a compor a Companhia Municipal de Dança.
Texto: Ana Paula Azevedo
segunda-feira, 30 de novembro de 2009
domingo, 22 de novembro de 2009
Brinca Belém agita a Manhã de domingo na Passagem São João
Neste domingo, 22, ocorreu mais uma ação do Brinca Belém. Ação executada pela Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer – SEJEL. Desta vez a Comunidade contemplada foi a da Associação dos Moradores da Sacramenta, que fica na Passagem São João entre Senador Lemos e Canal do Pirajá.
Cerca de 150 crianças e adolescentes se divertiram a valer nas diversas atividades que o Brinca Belém disponibiliza aos seus usuários. Entre as preferidas ficou a cama elástica. Parece que o mês das férias não passará em branco para a criançada.
Para Gisele Penner, Coordenadora da Política de Lazer da Sejel, o final de ano é onde a ação do Brinca Belém se mostra mais importante para a nossa população, pois muitas pessoas não possuem acesso ao entretenimento de seus filhos. Por isso, Gisele demonstra muita satisfação em realizar algo tão essencial para melhoria da qualidade de vida de nosso Município.
Para este ano, as ações do Brinca Belém já tem sua agenda lotada. Porém, para os novos interessados resta procurar vagas para 2010. O telefone da Política de Lazer é: 3213- 7013.
Texto: Sandro Fonseca - SEJEL
Coordenação: Kátia Aguiar
Cerca de 150 crianças e adolescentes se divertiram a valer nas diversas atividades que o Brinca Belém disponibiliza aos seus usuários. Entre as preferidas ficou a cama elástica. Parece que o mês das férias não passará em branco para a criançada.
Para Gisele Penner, Coordenadora da Política de Lazer da Sejel, o final de ano é onde a ação do Brinca Belém se mostra mais importante para a nossa população, pois muitas pessoas não possuem acesso ao entretenimento de seus filhos. Por isso, Gisele demonstra muita satisfação em realizar algo tão essencial para melhoria da qualidade de vida de nosso Município.
Para este ano, as ações do Brinca Belém já tem sua agenda lotada. Porém, para os novos interessados resta procurar vagas para 2010. O telefone da Política de Lazer é: 3213- 7013.
Texto: Sandro Fonseca - SEJEL
Coordenação: Kátia Aguiar
SEJEL REALIZA CULMINÂNCIA DO PROJOVEM URBANO
A Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJEL) via Programa Nacional de Inclusão de Jovens - Projovem Urbano realizará sábado dia (21) a partir de 8h, na Igreja de Nª. Sra. Conceição Aparecida e na ilha Cotijuba uma Culminância de todos os trabalhos desenvolvidos ha cerca de um ano pelos alunos da discilplina ‘Participação Cidadã’, com foco para o “Combate ao trabalho Infantil e Meio Ambiente.
A proposta do evento é mostrar a comunidade, a importância do exercício prático de cidadania, de como reconhecer seus direitos e deveres sociais e atitude solidárias voltadas para uma melhor qualidade de vida, para isso os alunos elaboraram um ‘Plano de Ação Comunitária (PLA) onde detectaram problemas que fazem parte do dia-a-dia das comunidades e a partir daí combater a problemática com ações que foram definidadas em parceria com Associações, Centros Comunitários, Conselho Tutelares no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) da Fundação Papa João XXIII (FUNPAPA) e em Centros Comunitários na ilha de Cotijuba.
No Brasil ainda se explora em demasia a mão de obra infantil, principalmente em afazeres domésticos e segundo o Instituto de Pesquisa Econômicas Aplicadas (IPEA) o trabalho infantil é a principal causa de abandono dos estudos nos dias de hoje e também se desmata mais e se polui muito mais. E com posse dessas informações surgiu a elaboração do plano de ação dos alunos com participação efetiva da comunidade.
Os jovens atarvés de suas pesquisas descobriram que a educação visa oportunizar melhores condições de vida para a população de baixa renda. A disciplina participação cidadã, despertou nos alunos a reflexão sobre ações solidárias e que dar oportunidades e cuidar do meio ambiente é compromisso e cidadania.
Temas atuais voltados para as questões sociais que os alunos vivenciaram com o plano de ação comunitária, trouxeram a tona uma realidade que é possível ser mudada com políticas públicas certas e conscientização da população.
A programação contará corte de cabelo e pinturas de unhas, pintura facial, biblioteca móvel, pintura livre em papel, escovódromo, oficinas de reciclagem de garrafas pet, confecção de cartões de natal, animações de palhaços e personagens infantis, distribuições de brindes, lanches, picolés e pipocas, um stand de atendimento do Conselho Tutelar IV e participação do Cedeca – Emaús. O Projovem Urbano atende jovens de 18 a 29 anos que não concluiram o ensino fundamental.
A programação será na Igreja de Nossa Sra. Aparecida que fica na Pedro Miranda s/n bairro da Pedreira e no Centro Comunitário dos Moradores da Ilha de Cotijuba.
Texto: Socorro Nobre Ascom Sejel 8886 1238
Coordenação: Kátia Aguiar 8886 1243FINAL DE VOLEIBOL DOS JOGOS ABERTO DE BELÉM
A Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJEL) realiza nesta sexta-feira (20) a partir de 20h no Espaço Esportivo e Culttural Maestro Altino Pimenta, a final masculina e feminina de voleibol dos Jogos Aberto de Belém (JAB).
Os Jogos Abertos de Belém têm como objetivo a integralização social das equipes a partir da prática do esporte e do lazer, fomentando o surgimento de novos talentos nas modalidades de futsal, handebol, voleibol, basquetebol, futebol de campo e etc, nos naipes masculino e feminino. Além disso, valorizar a prática esportiva dos atletas do município.
O nível técnico da competição em relação ao ano anterior está cada vez melhor e mais acirrada, pois, conta com a participação de atletas federados.
As aquipes finalistas são, Pec 1 X Caixaparah no feminino, que jogam a partir de 19h e no masculino Márcio Aires 1 X UFPA que jogam as 20h.
Texto: Socorro Nobre – Ascom Sejel 8886 1238
Coordenação: Kátia Aguiar 8886 1243
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Jovens dão lição de cidadania em Icoaraci
Cerca de 1.500 moradores do distrito de Icoaraci foram atendidas, no último final de semana, durante a Ação Jovem Cidadão, iniciativa de alunos do Projovem Urbano, realizada com o objetivo de oferecer serviços como emissão de documentos, atendimento jurídico, médico e odontológico para a comunidade. A iniciativa teve a parceria do Ministério Público Estadual (MPE), Tribunal de Justiça do Estado, Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Laboratório Central (Lacen), Associação Brasileira de Odontologia do Pará e Laboratório Ruth Brazão, entre outros.
Promovida pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), na Igreja Batista da Agulha em Icoaraci, a ação envolveu estudantes do Projovem Urbano - Pólo I Uirapurú, de Icoaraci, Mosqueiro, Outeiro, Pedreira, Cotijuba, Telégrafo, Guamá, Tapanã e Tenoné.
Para Dayane Fátima Soares (24), aluna do Outeiro, a atividade, além de fazer parte da disciplina do curso 'Participação Cidadã', é um momento de ajudar muitas famílias. “Aprendemos na sala de aula sobre nossos direitos e deveres enquanto cidadãos, mas participar de uma ação como essa nos permite demonstrar isso na prática. Mesmo tendo pouco, com boa vontade, a gente pode ajudar quem tem menos ainda”, detalhou a estudante.
Nayanene Câmara, aluna do Projovem do Mosqueiro, não se importou em acordar cedo no final de semana para participar da ação. “Eu faço parte da equipe que está dando orientações sobre a preservação do meio ambiente, então é muito bom a gente colaborar com o planeta e também com a comunidade de Icoaraci”, disse.
Segundo o titular da Sejel, Carlos Cunha, a atividade revela a eficácia das aulas de cidadania ministradas pelo Programa, pois a maioria dos jovens que participam do Projovem vivem em situação de vulnerabilidade social. “Mesmo assim, eles idealizaram e se dispuseram a integrar uma ação para ajudar pessoas da sua comunidade. E isso é uma atitude que deve ser repetida por outros jovens. Eles estão de parabéns pela iniciativa”, pontuou.
Segundo uma das coordenadoras do evento, Ceni Rangel, houve um planejamento antecipado para avaliar as necessidades da comunidade onde a ação foi realizada. “Os alunos também fazem parte do Plano de Ação Comunitária, onde todos estudam as necessidades da comunidade em que vivem a fim de avaliar alternativas para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, explica.
A dona-de-casa Rosângela Garcia (26) acordou cedo para tirar a carteira de trabalho. “Tenho três filhos e por isso não tenho como ir até a Delegacia do Trabalho, então quando soube que teria esse serviço aqui não tive dúvias. Trouxe também meus filhos, que estão no serviço médico fazendo exames e depois vão se consultar com o dentista”, disse.
O Projovem Urbano é um programa do Governo Federal, gerenciado pela Sejel. Através dos cursos profissionalizantes, os alunos concluem o ensino fundamental, garantindo melhores oportunidade de inserção no mercado de trabalho. Atualmente o Projovem Urbano atende mais de seis mil jovens em Belém e nas regiões das ilhas.
Texto: Kátia Aguiar - Ascom Sejel
Fotos: Antônio Silva
Edição: Comus
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
FUTSAL MASCULINO DO FESTIVAL ESPORTIVO PROJOVEM TRABALHADOR
Neste Sábado (14) a partir de 8h nos pólos de Icoaraci e Outeiro, o futsal masculino do "Festival Esportivo do Projovem Trabalhador" da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e lazer (SEJEL) vai balançar as redes.
Integração com o esporte e o lazer é a proposta do Festival Esportivo da Sejel que tem a finalidade de incentivar a prática de atividades esportivas e promover a integração social entre os alunos.
O festival que promete revelar futuros craques e times em nível técnico bom, promete acirrar a disputa para a segunda fase e pelas medalhas.
Os jogos serão disputados nas escolas Municipais Madalena Raad localizada passagem São José de Ribamar próximo a travessa Berredos e Rua 8 de Maio s/n (Outeiro) e Avertano Rocha localizada na Travessa São Roque entre Manoel Barata e Siqueira Mendes (Icoaraci).
Os núcleos participantes são Santa Mônica, N.Sra de Lourdes e Igreja Batista.
Para mais informações entrar em contato com coordenadoria de esporte da Sejel no telefone 3213 7016.
Texto: Socorro Nobre
Coordenação: Kátia Aguiar
Integração com o esporte e o lazer é a proposta do Festival Esportivo da Sejel que tem a finalidade de incentivar a prática de atividades esportivas e promover a integração social entre os alunos.
O festival que promete revelar futuros craques e times em nível técnico bom, promete acirrar a disputa para a segunda fase e pelas medalhas.
Os jogos serão disputados nas escolas Municipais Madalena Raad localizada passagem São José de Ribamar próximo a travessa Berredos e Rua 8 de Maio s/n (Outeiro) e Avertano Rocha localizada na Travessa São Roque entre Manoel Barata e Siqueira Mendes (Icoaraci).
Os núcleos participantes são Santa Mônica, N.Sra de Lourdes e Igreja Batista.
Para mais informações entrar em contato com coordenadoria de esporte da Sejel no telefone 3213 7016.
Texto: Socorro Nobre
Coordenação: Kátia Aguiar
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
Brinca Belém vai ao Guamá e Cotijuba
Esporte, brincadeiras e muita animação na programação do projeto Brinca Belém, que a Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) estará levando nesta quinta-feira, 12, ao Centro Comunitário 14 de Abril, do Guamá, e no sábado, 14, à Ilha de Cotijuba.
Cama elástica, piscina de bolinha, pintura corporal, minhocão, jogos de travinha, vôlei e queimada, pintura corporal, oficinas de origami e desenho são algumas das atividades oferecidas pelo projeto, que tem por objetivo resgatar as tradicionais ruas de lazer e levar entretenimento a crianças e jovens de vários pontos da cidade.
Para a coordenadora da Política de Lazer da Sejel, Gisele Penner, o projeto tem como diretriz fundamental a democratização das atividades de recreação infantil, tendo como complementos o fortalecimento dos laços de amizade e solidariedade entre as crianças, além da inclusão social, que proporciona melhor desenvolvimento educacional e familiar.
“Quanto a levar o projeto pra ilha de Cotijuba, é mais uma forma de descentralizar as atividades e de integrar as ilhas, proporcionando atividades recreativas à população”, explica Gisele, destacando que esta será a segunda vez que o “Brinca Belém” estará em Cotijuba. A programação faz parte do aniversário de 120 anos da ilha.
Somente no primeiro semestre, o 'Brinca Belém' beneficiou cerca de sete mil pessoas em 17 bairros da capital. A perspectiva é beneficiar 20 mil pessoas em outros 25 bairros da capital na segunda metade do ano.
No dia 13, as equipes Futevolei x UFPA e Teresa x Saque se enfrentam pelos Jogos Abertos de Belém (JABs) no Ginásio Altino Pimenta. O evento promove a integração entre as comunidades esportivas existentes nos vários bairros de Belém. As partidas ocorrem sempre no mês de dezembro.
Serviço: Para solicitar a visita do projeto Brinca Belém, os interessados devem entrar em contato pelo telefone (91) 3213-7013, na Sejel.
Texto: Ana Paula Azevedo - Ascom Sejel
Edição: Comus
Cama elástica, piscina de bolinha, pintura corporal, minhocão, jogos de travinha, vôlei e queimada, pintura corporal, oficinas de origami e desenho são algumas das atividades oferecidas pelo projeto, que tem por objetivo resgatar as tradicionais ruas de lazer e levar entretenimento a crianças e jovens de vários pontos da cidade.
Para a coordenadora da Política de Lazer da Sejel, Gisele Penner, o projeto tem como diretriz fundamental a democratização das atividades de recreação infantil, tendo como complementos o fortalecimento dos laços de amizade e solidariedade entre as crianças, além da inclusão social, que proporciona melhor desenvolvimento educacional e familiar.
“Quanto a levar o projeto pra ilha de Cotijuba, é mais uma forma de descentralizar as atividades e de integrar as ilhas, proporcionando atividades recreativas à população”, explica Gisele, destacando que esta será a segunda vez que o “Brinca Belém” estará em Cotijuba. A programação faz parte do aniversário de 120 anos da ilha.
Somente no primeiro semestre, o 'Brinca Belém' beneficiou cerca de sete mil pessoas em 17 bairros da capital. A perspectiva é beneficiar 20 mil pessoas em outros 25 bairros da capital na segunda metade do ano.
Altino Pimenta sedia partidas do JAB
No dia 13, as equipes Futevolei x UFPA e Teresa x Saque se enfrentam pelos Jogos Abertos de Belém (JABs) no Ginásio Altino Pimenta. O evento promove a integração entre as comunidades esportivas existentes nos vários bairros de Belém. As partidas ocorrem sempre no mês de dezembro.
Serviço: Para solicitar a visita do projeto Brinca Belém, os interessados devem entrar em contato pelo telefone (91) 3213-7013, na Sejel.
Texto: Ana Paula Azevedo - Ascom Sejel
Edição: Comus
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Sejel Promove Viradão Esportivo
A Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJEL) promoveu neste final de semana dias 7 e 8 ‘o viradão esportivo’ em parceria com a Central Única das Favelas – CUFA.
O objetivo do evento é mostrar para a sociedade em geral a importância da prática esportiva como ferramenta para uma melhor qualidade de vida e reuniu vários projetos da Secretaria como Rua de Lazer Brinca Belém, Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI) e várias modalidades de esporte como Jiu-Jitsu, capoeira, futsal, handebol e basquete de rua além de uma apresentação de rapel do grupo de expedicionários do Pará. O viradão atraiu um público alvo apaixonado por esporte, que prestigiou o evento até o final.
--
Socorro Nobre, Ascom Sejel - 8886 1238
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
SEJEL GARANTE REVITALIZAÇÃO DO GINÁSIO SERRA FREIRE, DO CLUBE DO REMO
O titular da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) Carlos Cunha, firmou nesta sexta-feira (6), convênio de cooperação técnica com o Clube do Remo e Federação de Futsal do Pará (Fefuspa) para revitalização do Espaço Esportivo Ginásio Serra Freire. Segundo o titular da Sejel, Carlos Cunha, a intenção da Prefeitura de Belém em revitalizar o espaço, ocorre por conta da excelente localização do ginásio e pela possibilidade de utilização do espaço pela Sejel. “Belém tem uma carência muito grande de espaços públicos para a prática esportiva e de lazer, então, com o convênio, garantimos a cessão de uso do espaço para a prática esportivas desenvolvidas pela Sejel junto a comunidade de Belém”, detalha.
Pelo convênio, a Sejel utilizará o espaço pelo período de três anos e 60 dias, no horário de 8h a 10 da manhã, de segunda a sexta-feira. “Além disso, a Prefeitura contribui para a recuperação desse histórico e importante equipamento esportivo”, disse.
Segundo o presidente do Clube do Remo, Amaro Klautau, a intenção é finalizar a obra até o final do ano. “Agradecmos ao prefeito e ao titular da Sejel, Carlos Cunha, pelo empenho em garantir o recurso e tenho fé em Deus, que faremos a festa de final de ano do Remo nesse espaço totalmente recuperado”, pontuou.
Amaro fez questão de enfatizar o apoio da Câmara de Vereadores. “O projeto para garantir os recursos no orçamento municipal teve aprovação unânime de todos os parlamentares”, disse.
Participaram da cerimônia de assinatura do convênio, o diretor Geral da Sejel, Simão Bastos, o presidente da Fefuspa, Paulo José da Silva.
Texto: Kátia Aguiar (Sejel)
Pelo convênio, a Sejel utilizará o espaço pelo período de três anos e 60 dias, no horário de 8h a 10 da manhã, de segunda a sexta-feira. “Além disso, a Prefeitura contribui para a recuperação desse histórico e importante equipamento esportivo”, disse.
Segundo o presidente do Clube do Remo, Amaro Klautau, a intenção é finalizar a obra até o final do ano. “Agradecmos ao prefeito e ao titular da Sejel, Carlos Cunha, pelo empenho em garantir o recurso e tenho fé em Deus, que faremos a festa de final de ano do Remo nesse espaço totalmente recuperado”, pontuou.
Amaro fez questão de enfatizar o apoio da Câmara de Vereadores. “O projeto para garantir os recursos no orçamento municipal teve aprovação unânime de todos os parlamentares”, disse.
Participaram da cerimônia de assinatura do convênio, o diretor Geral da Sejel, Simão Bastos, o presidente da Fefuspa, Paulo José da Silva.
Texto: Kátia Aguiar (Sejel)
São Raimundo recebe homenagem da Prefeitura de Belém
O São Raimundo Esporte Clube, time santareno, campeão Brasileiro da série D 2009, recebeu uma homenagem especial da Prefeitura de Belém (PMB), pela conquista do inédito título nacional, nesta quinta-feira (05), no Palácio Antônio Lemos. O prefeito de Belém, Duciomar Costa, acompanhado do titular da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), Carlos Cunha, recebeu o presidente do São Raimundo, Rosinaldo do Vale e o diretor de futebol, Sandiclei Monte.
“Nós estamos nos sentindo, como todo e qualquer paraense que tem paixão pelo futebol, muito orgulhosos pela atuação do São Raimundo, pois o time é um exemplo de estímulo ao esporte e à valorização de atletas da terra. Ele chegou lá, com um elenco formado por pratas da casa, projetando o nome do nosso Pará para todo o Brasil”, detalhou Duciomar Costa ao entregar a placa comemorativa pela conquista do título.
Para o titular da Sejel, Carlos Cunha, a homenagem é muito justa, pois o São Raimundo é um exemplo de administração bem sucedida no futebol paraense. “É um modo de administrar campeão, que valoriza talentos da terra, evitando gastos desnecessários com jogadores de fora, pois aqui temos excelentes jogadores, que só precisam ser incentivados e motivados como fez o São Raimundo”, afirmou.
O presidente do São Raimundo detalhou que quatro dias após a conquista do título, o salário de todos os jogadores já havia sido pago, inclusive os R$ 50 mil extras prometidos aos jogadores, em caso de vitória. “Ficamos muitos honrados com essa homenagem da Prefeitura de Belém, pois o Carlos Cunha foi o primeiro a acreditar no potencial do nosso time, garantindo apoio para passagens e hospedagens para nossos jogadores, bem no início do Brasileiro, quando ninguém acreditava que pudéssemos ser campeões”, disse Rosinaldo do Vale.
O presidente do Clube disse ainda, que o São Raimundo não tem dívidas trabalhistas com os jogadores e que as contas do clube estão saneadas e o patrimônio valorizado. “Desde que assumi, temos trabalhado para não somente valorizar o patrimônio físico do São Raimundo, mas principalmente, o nosso maior bem, que são os nossos atletas" explicou
O São Raimundo sagrou-se campeão Brasileiro da Série D, no último domingo (1º), em uma vitória de virada por 2x1 contra o Macaé, do Rio de Janeiro. "Foi histórico. Temos um plantel que tem uma folha de pagamento em torno de R$ 56 mil, que muitas das vezes é o salário de apenas um jogador dos times de fora, mas o nosso time jogou com garra e paixão”, garantiu Sandiclei Monte, diretor do São Raimundo.
Texto: Kátia Aguiar – Ascom Sejel
Fotos: Antonio Silva
Edição: Comus
Assinar:
Postagens (Atom)