domingo, 22 de novembro de 2009

SEJEL REALIZA CULMINÂNCIA DO PROJOVEM URBANO

A Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJEL) via Programa Nacional de Inclusão de Jovens  - Projovem Urbano  realizará sábado dia (21) a partir de 8h, na Igreja de Nª. Sra. Conceição Aparecida e na ilha Cotijuba uma Culminância de todos os trabalhos desenvolvidos ha cerca de um ano pelos alunos da discilplina ‘Participação Cidadã’, com foco para o “Combate ao trabalho Infantil  e Meio Ambiente.

A proposta do evento é mostrar a comunidade, a importância do exercício prático de cidadania, de como reconhecer seus direitos e deveres sociais e atitude solidárias voltadas para uma melhor qualidade de vida, para isso os alunos elaboraram um ‘Plano de Ação Comunitária (PLA) onde detectaram problemas que fazem parte do dia-a-dia das comunidades e a partir daí combater a problemática com ações que foram definidadas em parceria com Associações, Centros Comunitários, Conselho Tutelares  no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) da Fundação Papa João XXIII (FUNPAPA) e em Centros Comunitários na ilha de Cotijuba.

No Brasil ainda se explora em demasia a mão de obra infantil, principalmente em afazeres domésticos e segundo o Instituto de Pesquisa Econômicas Aplicadas (IPEA) o trabalho infantil é a principal causa de abandono dos estudos nos dias de hoje e também se desmata mais e se polui muito mais. E com posse dessas informações surgiu a elaboração do plano de ação dos alunos com participação efetiva da comunidade.

Os jovens atarvés de suas pesquisas descobriram que a educação visa oportunizar melhores condições de vida para a população de baixa renda. A disciplina participação cidadã, despertou nos alunos a reflexão sobre ações solidárias e que dar oportunidades e cuidar do meio ambiente é compromisso e cidadania.

Temas atuais voltados para as questões sociais que os alunos vivenciaram com o plano de ação comunitária, trouxeram a tona uma realidade que é possível ser mudada com  políticas públicas certas e conscientização da população.

A programação contará corte de cabelo e pinturas de unhas, pintura facial, biblioteca móvel, pintura livre em papel, escovódromo, oficinas de reciclagem de garrafas pet, confecção de cartões de natal, animações de palhaços e personagens infantis, distribuições de brindes, lanches, picolés e pipocas, um stand de atendimento do Conselho Tutelar IV e participação do Cedeca – Emaús. O Projovem Urbano atende jovens de 18 a 29 anos que não concluiram o ensino fundamental.
A programação será na Igreja de Nossa Sra. Aparecida que fica na Pedro Miranda s/n bairro da Pedreira e no Centro Comunitário dos Moradores da Ilha de Cotijuba.

Texto: Socorro Nobre Ascom Sejel 8886 1238
Coordenação: Kátia Aguiar 8886 1243

Nenhum comentário:

Postar um comentário