segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Jovens dão lição de cidadania em Icoaraci



Cerca de 1.500 moradores do distrito de Icoaraci foram atendidas, no último final de semana, durante a Ação Jovem Cidadão, iniciativa de alunos do Projovem Urbano, realizada com o objetivo de oferecer serviços como emissão de documentos, atendimento jurídico, médico e odontológico para a comunidade. A iniciativa teve a parceria do Ministério Público Estadual (MPE), Tribunal de Justiça do Estado, Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Laboratório Central (Lacen), Associação Brasileira de Odontologia do Pará e Laboratório Ruth Brazão, entre outros.

Promovida pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), na Igreja Batista da Agulha em Icoaraci, a ação envolveu estudantes do Projovem Urbano - Pólo I Uirapurú, de Icoaraci, Mosqueiro, Outeiro, Pedreira, Cotijuba, Telégrafo, Guamá, Tapanã e Tenoné.

Para Dayane Fátima Soares (24), aluna do Outeiro, a atividade, além de fazer parte da disciplina do curso 'Participação Cidadã', é um momento de ajudar muitas famílias. “Aprendemos na sala de aula sobre nossos direitos e deveres enquanto cidadãos, mas participar de uma ação como essa nos permite demonstrar isso na prática. Mesmo tendo pouco, com boa vontade, a gente pode ajudar quem tem menos ainda”, detalhou a estudante.

Nayanene Câmara, aluna do Projovem do Mosqueiro, não se importou em acordar cedo no final de semana para participar da ação. “Eu faço parte da equipe que está dando orientações sobre a preservação do meio ambiente, então é muito bom a gente colaborar com o planeta e também com a comunidade de Icoaraci”, disse.

Segundo o titular da Sejel, Carlos Cunha, a atividade revela a eficácia das aulas de cidadania ministradas pelo Programa, pois a maioria dos jovens que participam do Projovem vivem em situação de vulnerabilidade social. “Mesmo assim, eles idealizaram e se dispuseram a integrar uma ação para ajudar pessoas da sua comunidade. E isso é uma atitude que deve ser repetida por outros jovens. Eles estão de parabéns pela iniciativa”, pontuou.

Segundo uma das coordenadoras do evento, Ceni Rangel, houve um planejamento antecipado para avaliar as necessidades da comunidade onde a ação foi realizada. “Os alunos também fazem parte do Plano de Ação Comunitária, onde todos estudam as necessidades da comunidade em que vivem a fim de avaliar alternativas para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, explica.

A dona-de-casa Rosângela Garcia (26) acordou cedo para tirar a carteira de trabalho. “Tenho três filhos e por isso não tenho como ir até a Delegacia do Trabalho, então quando soube que teria esse serviço aqui não tive dúvias. Trouxe também meus filhos, que estão no serviço médico fazendo exames e depois vão se consultar com o dentista”, disse.

O Projovem Urbano é um programa do Governo Federal, gerenciado pela Sejel. Através dos cursos profissionalizantes, os alunos concluem o ensino fundamental, garantindo melhores oportunidade de inserção no mercado de trabalho. Atualmente o Projovem Urbano atende mais de seis mil jovens em Belém e nas regiões das ilhas.

Texto: Kátia Aguiar - Ascom Sejel
Fotos: Antônio Silva
Edição: Comus

Nenhum comentário:

Postar um comentário