terça-feira, 9 de março de 2010

Conferência Municipal do Esporte discute Plano Decenal



Debater os rumos das políticas públicas de esporte e lazer para Belém. É o que propõe a II Conferência Municipal do Esporte, que ocorrerá nos dias 30 e 31 de março, no auditório do Colégio Ideal, em Belém. Os preparativos para o evento incluem a realização de várias conferências livres de caráter mobilizador e consultivo. A decisão de promover encontros preliminares, entre os dias 15 e 20 de março, foi discutida pela Comissão Organizadora na última quarta-feira, 3, no auditório da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel).

Segundo o diretor geral da Sejel, Simão Bastos, serão realizadas conferências livres com segmentos da juventude, grafiteiros, melhor idade e com associações de capoeiristas. “São muito importante as propostas com esses segmentos. A capoeira foi inserida, pois caminha para ser uma modalidade esportiva, inclusive já estará nas próximas Olimpíadas como demonstração livre”, explicou.

As Conferências Livres serão consideradas válidas quando reunirem, no mínimo, 10 participantes e após o envio de relatório de proposições de atividades à Comissão Organizadora Nacional.Bastos disse ainda que durante a Conferência Municipal serão escolhidos 100 delegados que irão representar o município de Belém na Conferência Estadual. “Neste evento estadual, serão eleitos os 50 representantes que irão para a Conferência Nacional defender as políticas públicas do esporte para o Pará”, detalhou.

Para o titular da Sejel, Saulo Costa, a Conferência Municipal deve envolver todas as associações e federações esportivas, além de representantes da sociedade civil. "A Conferência Municipal é fundamental para chamar a sociedade, representada por instituições públicas, privadas, terceiro setor e cidadãos para participar e contribuir para que o resultado tenha a excelência que o esporte merece”, declarou.

Entre os pontos a serem debatidos na Conferência Municipal estão o esporte e lazer na cidade, fortalecimento do esporte educacional, a implementação de espaços públicos adequados para a prática de esporte e atividades de lazer.

Nacional - A III Conferência Nacional do Esporte, “Por um Time chamado Brasil”, ocorrerá no período de 03 a 06 junho, em Brasília. A iniciativa tem por objetivo debater o Plano Decenal do Esporte e Lazer – “Dez pontos em 10 anos” para projetar o Brasil nas disputas e competições esportivas.
O Plano Decenal do Esporte envolve dez pontos:
1. Sistema Nacional de Esporte;
2. Financiamento;
3. Infra-estrutura;
4. Esporte, inclusão e intersetoriedade;
5. Ciência e tecnologia;
6. Esporte de alto Rendimento;
7. Governança no Esporte - regulação pública e privada do esporte;
8. Futebol Patrimônio Cultural;
9. Impacto do Esporte na Economia;
10. Esporte, Lazer e Juventude;

Texto: Kátia Aguiar - Ascom - Sejel

Nenhum comentário:

Postar um comentário