sexta-feira, 12 de março de 2010

Prefeitura de Belém lança III Conferência Municipal do Esporte


A Prefeitura de Belém lançou oficialmente, nesta quarta-feira (10), a III Conferência Municipal do Esporte, no auditório da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel). O evento contou com a presença do prefeito Duciomar Costa, secretário Estadual de Esporte e Lazer, Jorge Panzera, além de representantes e presidentes de federações esportivas, atletas, vereadores e representantes de associações comunitárias.


“O Norte do Brasil tem potencial para garantir a captação de R$ 35 milhões a R$ 40 milhões para investir em esporte, mas menos de 1% desse valor é utilizado”, declarou o mobilizador nacional da III Conferência do Esporte, Alan Frinck. Ele fez questão de enfatizar que essa é uma realidade nacional quando se trata da captação de recurso, através da Lei de Incentivo ao Esporte.


Duciomar Costa falou do empenho da administração municipal pela captação de recursos para investimento em esporte. “Nós todos nós sabemos que investir em esporte educacional é combater a violência e incentivar a saúde. Por isso, na nossa administração criamos a Sejel para trabalhar pelo esporte, em todas as faixas etárias e vamos continuar trabalhando pela captação de recursos para o incentivo ao esporte em Belém”, disse o prefeito.


Saulo Costa, titular da Sejel, contou que está trabalhando junto com a Câmara Municipal de Belém para transformar em fundo municipal do esporte a Lei Guilherme Paraense, de autoria do então vereador Raul Meireles. “Pretendemos incentivar os talentos esportivos que já existem e hoje não tem apoio do poder público. E quem sabe, descobrir novos atletas que possam estar sendo desperdiçados por falta de incentivo”, explicou.


Um exemplo de atleta de sucesso é Igor Lobato, campeão brasileiro de judô e campeão Sul-Americano e Pan-Americano. Ele destacou a iniciativa da Sejel em realizar a Conferência. “É uma iniciativa louvável porque quem define as políticas públicas para o esporte está convidando as federações e os atletas para definirem juntos pontos importantes para o futuro do esporte. Isso é muito importante para nós atletas, pois estaremos participando de todo esse planejamento”, comentou.


Para o diretor geral da Sejel, Simão Bastos, a Conferência vai apontar os novos rumos para o desenvolvimento do esporte e do lazer. “Estaremos todos envolvidos em um grande debate, governos municipal, estadual e federal, dirigentes, atletas, a sociedade civil, então, o esporte só tem a ganhar com a III Conferência Municipal”, afirmou.


A III Conferência Municipal do Esporte ocorrerá nos dias 30 e 31 deste mês, no auditório da Faci, em Belém. O objetivo principal é projetar o Brasil entre os dez melhores no quadro de medalhas das Olimpíadas de 2016.


Texto: Kátia Aguiar – Ascom SejelFotos: Antonio SilvaEdição: Comus

Nenhum comentário:

Postar um comentário