segunda-feira, 22 de março de 2010

I Jogos do Ver-o-Peso abrem novas oportunidades para o turismo em Belém


Famoso cartão postal da capital paraense, o Ver-o-Peso comemora 382 anos de história no domingo, dia 28 de março. Para celebrar a data festiva, a Prefeitura Municipal de Belém realizará o I Jogos do Ver-o-Peso. Coordenadores da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), incumbida de organizar o evento, estiveram reunidos com feirantes para definir o formato da competição, nesta quinta-feira (18), no Solar da Beira. A reunião contou com a presença do secretário Saulo Costa e de representantes de várias associações do Ver-o-Peso.


Saulo Costa disse que o I Jogos do Ver-o-Peso será uma competição para estimular a prática de esporte e lazer na feira. “Queremos valorizar as atividades do dia-a-dia desses trabalhadores. Um evento desse porte abre uma nova oportunidade para o turismo. Assim como o Complexo Feliz Lusitânia e a Estação das Docas, queremos incluir o Ver-o-Peso na passagem dos turistas”, explica Saulo.


O secretário conta ainda que há muitos projetos para o local, em parceria com outras secretarias, como a reestruturação do centro histórico, dos velhos casarões que fazem parte da paisagem do Ver-o-Peso. “Já iniciamos esse trabalho pelo Mercado de Ferro e, assim como em outras capitais, Belém tem um charmoso centro histórico e precisa ser valorizado”, diz Saulo.


Além dos jogos, haverá uma vasta programação para comemorar o aniversário do Ver-o-Peso, como show do Super Pop, ações de cidadania (corte de cabelo, palestras sobre higiene bucal e doenças sexualmente transmissíveis), banho de cheiro e orientação dos técnicos da Vigilância Sanitária aos feirantes, para que eles possam tirar a carteira de manipuladores de alimentos e trabalhar de forma regular. “A programação acontecerá a partir de sábado (27), culminando com os jogos no domingo (28) e, encerrando a programação de aniversário, o show do Super Pop”, conclui Saulo Costa.


Disputa - Durante a reunião, a coordenadora de projetos da Sejel, Sandra Malcher, explicou quais provas serão disputadas durante o I Jogos do Ver-o-Peso, as regras e os prêmios que serão distribuídos para os primeiros lugares. As equipes serão divididas em equipes com nomes de frutos regionais, como por exemplo, cupuaçu, pupunha, bacuri, etc. “Esse encontro é para dar oportunidade dos feirantes compartilharem com a gente as suas idéias e sugestões”, diz Sandra.
A competição será composta por sete provas: escamar e limpar peixe; descascar castanha; descascar mandioca; despolpar cupuaçu; pescaria; apanhar e transportar o açaí e, por último, a prova da comida (melhor prato regional).


Por sugestão dos feirantes, durante a reunião, ficou decidido a inclusão de mais uma modalidade nos jogos. Após ouvirem atentamente as explicações do titular da Sejel, Saulo Costa, os participantes do evento sugeriram que fosse incluída a modalidade de melhor prato regional. “Será preciso criatividade para criar um prato tipicamente paraense, que será avaliado por um grupo de jurados”, explica.


Dona Neuza Reis, que trabalha há quase 40 anos com a venda de polpa de frutas, diz que acha importante a iniciativa da secretaria de evidenciar o trabalho árduo do feirante. “Nós queremos reconhecimento. Queremos inclusão social e benefícios para o povo que acorda cedo e dá a vida pelo maior cartão postal do Pará”, disse.


Francisco Lima, o popular Dedé do Camarão, diz que é super gratificante que os jogos mostrem as atividades dos feirantes. “Eventos como este podem mudar beneficamente a imagem do ver o peso perante nossa sociedade”, afirma.

Texto: Kátia Aguiar e Ana Cláudia MartinsEdição: Comus

Nenhum comentário:

Postar um comentário